ARIA Impact

ARIA Risk

ARIA Industry

ARIA Local
ARIA Wind

ARIA Regional

ARIA View

ARIA Industry

ARIA Industry


ARIA Industry é um software que permite as indústrias conhecer o impacto de suas atividades na qualidade do ar da área em seu entorno, através da simulação das emissões reais ou cenários de emissões virtuais. Simula a dispersão atmosférica 3D de poluentes (gases ou partículas) de chaminés e fontes difusas considerando dados detalhados de topografia, efeitos das edificações no escoamento, assim como diferentes tipos de dados meteorológicos simultâneamente (tanto nível do solo e altitude, observadas ou previstas).

Utilizado pelas industrias, empresas de consultoria, painéis gestores de qualidade do ar de determinadas áreas industriais, ARIA Industry é um software para avaliação detalhada de riscos crônicos, equipado com modelo 3D Lagrangeano estado da arte. Quando utilizado como ferramenta computacional do sistema ARIA View, com uma conexão on-line com monitores de emissões de chaminés e dados meteorológicos, este fornece mapas do impacto em tempo real de uma região industrial.

  • Aplicações
  • Pontos Fortes
  • Clientes

Modelagem da poluição do ar em áreas industriais

  • Realização de estudos (diagnósticos, preparação e supervisão) para melhoria de campanhas de qualidade do ar;

  • Planejamento e desenvolvimento de estratégias de controle da poluiçã do ar;

  • Cálculo de emissões e preparação de mapas de emissões de poluentes atmosféricos para uma rua, cidade ou região;

  • Simulação de dispersão atmosférica de todos poluentes medidos pelas redes de monitoramento na região de estudo;

  • Determinação da contribuição de fonte emissora;

  • Análise de estratégias regulatórias existentes.

  • Insere conjuntamente todas os dados para poluição atmosférica em um único software: geográficos e meteorológicos, emissões e concentraçõe de poluentes atmosféricos medidas por sensores;

  • Facilita a gestão dos dados de concentração e dados meteorológicos disponíveis para uma dada área, arranjo gráfico destes dados, os resultados dos modelos e análise estatística realizada, a visualização e animação destes dados;

  • Oferece um sistema dinâmico capaz considerar mudanças nas emissões permitindo ao usuário checar todos os dados e parâmetros pertinentes a emissãoem uma área industrial através da integração de uma descrição completa e detalhada das diferentes fontes de emissão, pontuais, linhas ou áreas situadas na área ou proximidades;

  • Estabelece cenários de emissões 2D e 3D para o estudo de episódios significativos;

  • Simula as condições meteorológicas em ambiente 3D para estudar episódios passados ou prever episódios futuros;

  • Oferece um opção para criar simulações num intervalo de tempo configurável (entre um mês e diversos anos).

 

CEA Cadarache 2002; ARPECHIM (Roumania) 2001; Environment Agency of Pitesti (Roumania) 2001; CEA – DAM 2000

Projetos específicos:
BARRICALLA (Spain) - SGS Ecologia (Italy) : ARIA Industry (SWIFT, SPRAY) for toxicological wastes in a storage(LIFE Project) 1996; SIET (Spain): ARIA Industry (SWIFT, SPRAY) for the incinerator at Ponte Malnome; (Project LIFE)

 

Data Input

ARIA Industry screenshot


Escala espacial: De 100 m a 500 km.

Input de dados Meteorológicos: Séries de medidas de 1 ou 3h de estação meteorológica ou durante uma situação meteorológica particular.

Input de dados de Emissão: Descrição detalhada das emissões para cenários específicos.


Modelagem

Impact map


Modelo Meteorológico
: Modelo meteorológico diagnóstico SWIFT, incluindo dados detalhados de topografia (terreno e rugosidade). Atualizando campos meteorológicos a cada nova medida (geralmente 10/30 min).

Modelo de Dispersão: Modelo de transporte Euleriano HERMES ou Modelo de Difusão de partículas Lagrangeano SPRAY ou ainda Modelo Puff TRAMES. Escolha efetuada de acordo com o número de fontes e dados meteorológicos.


 

Voltar para o topo