ARIA nos Jogos Olímpicos Rio 2016


ARIA REGIONAL - RIO 2016
Previsão de Qualidade do Ar na cidade olímpica

<>

ARIA nos Jogos Olímpicos RIO 2016.


O sistema ARIA Regional – Rio 2016, implementado em parceria com a Climatempo, irá operar durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos fornecendo informações para toda a população, turistas, atletas e delegações.


A previsão do índice de qualidade do ar e concentrações horárias de poluentes atmosféricos na Cidade Olímpica é produto de um sistema operacional de previsão da qualidade do ar para a cidade do Rio de Janeiro com operação durante os Jogos Olímpicos, o ARIA Regional – Rio 2016.



ARIA Regional foi desenvolvido pelas empresas ARIA Technologies e ARIA do Brasil, implementado em parceria com a empresa Climatempo, e consiste em uma cadeia de modelos numéricos atmosféricos (meteorológico - WRF e de química e transporte de poluentes atmosféricos – CHIMERE/FARM) capaz de estimar os impactos na qualidade do ar decorrentes da emissão de poluentes atmosféricos provenientes de diversas fontes (tráfego, indústrias, residências, etc), representadas por inventário de emissões estruturado.

Confira a Previsão de Qualidade do Ar na cidade do Rio de Janeiro no site da CLIMATEMPO

ou ainda acesse o site do sistema ARIA REGIONAL - RIO 2016 para informações detalhadas e MAIS funcionalidades.

Diariamente são produzidas previsões para os próximos 2 dias sobre a região da cidade do Rio de Janeiro e adjacências com resolução de 500m. O sistema simula o transporte, a deposição e as reações químicas dos poluentes atmosféricos e produz mapas de concentração dos poluentes para cada hora e de índice de Qualidade do Ar para cada dia.

O Índice de Qualidade do Ar (IQA) é utilizado mundialmente com a finalidade de apresentar à população, de maneira simplificada, as informações sobre a qualidade do ar de uma determinada localidade. No sistema ARIA Regional – Rio 2016 este índice é calculado conforme o IQA adotado pela Prefeitura do município do Rio de Janeiro (Programa MonitorAr – Rio).

A qualidade do ar de cada dia é classificada a partir das previsões de concentrações dos poluentes no período em cinco diferentes níveis, que variam entre boa e péssima. Cada categoria retrata os riscos e efeitos adversos da poluição do ar para a saúde da população.

<>
Confira a Previsão de Qualidade do Ar na cidade do Rio de Janeiro no site da CLIMATEMPO ou do ARIA REGIONAL - RIO 2016.



voltar para o topo